Unidos em Cristo

Às vezes, o mundo muda quando menos se espera, e em um único momento os melhores planos devem ser abandonados. Isso é o que acontece quando a guerra irrompe como um vulcão em toda a paisagem, destruindo caminhos antigos e, ao mesmo tempo, criando algo novo. A assembleia distrital na Jordânia havia sido agendada com meses de antecedência, muito antes de alguém saber que haveria um ataque em Israel que enviaria ondas de choque por toda a região da Eurásia. Incapaz de prever o impacto, continuamos a avançar com os planos que haviam sido feitos.

Na noite anterior à assembleia, descemos para o Mar Morto, espiando através das águas paradas nas margens de Israel e da Cisjordânia, sabendo que não havia paz. Como filhos de Deus, vimos o mundo através de uma nova lente, na qual não há fronteiras ou paredes divisórias dentro da família de Deus. Em algum lugar através dessa divisão aquosa, havia uma congregação cheia de irmãos e irmãs em Cristo que se viram chamados para o dever e serviço militar por posições opostas.

O mundo está bagunçado e, no entanto, dia após dia, somos lembrados de fixar nossos olhos em Jesus. Naquela noite na Jordânia, teria sido fácil ser pego de preocupação e ansiedade, mesmo quando a história se desenrolava diante de nossos olhos, mas fomos convidados para um tipo diferente de história - uma história que o Senhor estava escrevendo. E assim, no meio de conflitos e protestos, nos reunimos para uma assembleia distrital. Lá, a igreja escreveu um novo capítulo para este país quando a primeira mulher, em qualquer igreja ou denominação, foi ordenada. É assim que nosso Senhor trabalha - abrindo novas portas mesmo em meio a grandes desafios.

A próxima etapa da nossa viagem foi cancelada, pois todas as companhias aéreas pararam de voar para o nosso destino. Entendemos que nossa presença se tornaria um desafio para os que estavam ali. Nosso desvio se tornou um acaso, mas nos levou a outro espaço onde a guerra está deixando uma marca em uma pequena nação. A Armênia foi a primeira nação cristã em todo o mundo. As fronteiras da nação mudaram inúmeras vezes ao longo das gerações, mas os cristãos na Armênia têm suas raízes em Noé e no assentamento da arca no topo do Monte Ararate.

As fronteiras mudaram novamente nos meses anteriores devido a um ataque em uma nação vizinha e, de repente, mais de 100.000 pessoas se viram refugiadas dentro de sua própria nação. Yerevan, a capital, foi abalada com a chegada de tantos que perderam suas casas, trabalho e pertences pessoais. Carros, empilhados com tudo o que podiam carregar, se alinhavam pelas ruas enquanto as pessoas procuravam um novo lugar para chamar de lar. Foi aqui que soubemos dos nossos jovens nazarenos que estavam trabalhando para satisfazer as necessidades daqueles que chegavam à sua comunidade. Jovens adultos distribuíram roupas de cama e comida para novos refugiados. Eles não apenas estavam atendendo às necessidades físicas, mas também compartilhando o amor de Jesus Cristo.

Há muitos anos, meu marido e eu tivemos o privilégio de vir para a Armênia e conhecer aqueles que estavam apenas conhecendo a Cristo. Em uma ocasião, tivemos um batismo e, após o batismo, plantamos uma árvore de nozes. Agora, quase vinte anos depois, quando a guerra nos trouxe nesta viagem paralela, os pastores e líderes que haviam sido batizados anos atrás vieram nos visitar. Eles nos trouxeram um saco cheio de nozes, fruto da árvore que havia sido plantada naquele dia do batismo há tantos anos. Que lembrete de que, nos desvios da vida, Deus quer que continuemos a dar frutos em seu nome.

Embora a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tenha interrompido nossas viagens, vimos claramente a mão de Deus trabalhando. E, embora o país em que criamos nossos filhos e amamos as pessoas no reino de Deus agora esteja fechado para nós, sabemos que a igreja florescerá.

Paulo sabia do que estava falando quando escreveu à igreja em Roma: “Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os governantes, nem as coisas presentes, nem as coisas vindouras, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação será capaz de nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38-39). Como irmãos e irmãs em Cristo de além-fronteiras, apesar das nações em guerra e dos grupos de pessoas que lutam entre si, encontramos unidade através do amor de Deus.

Na última noite de uma reunião regional na Eurásia, olho ao redor da sala e vejo os rostos bonitos daqueles que fazem parte da minha família — minha família da igreja que foi unida em Cristo. Do sul da Ásia ao Oriente Médio, por toda a antiga União Soviética e por toda a Europa, nada pode nos separar enquanto levantarmos a cabeça e mantivermos os olhos em Jesus. Graças a Deus.

Carla Sunberg é superintendente geral da Igreja do Nazareno.