Obras de Misericórdia como meio de Graça

Obras de Misericórdia como meio de Graça

Era uma manhã de domingo no norte da Escócia. A vibrante e crescente plantação de igreja que Maggie e eu estávamos pastoreando na época estava situada em uma área suburbana de classe média da cidade. Pouco antes do primeiro culto do dia, enquanto a congregação estava se reunindo e o zumbido habitual de antecipação que precedia a adoração estava aumentando, eu estava na sala de oração orando com a equipe de adoração.

 

Enquanto orávamos, pude ouvir soluços e choro alto e profundo vindos de fora da sala, no saguão da igreja. Era preocupante ouvir, e todos perceberam que algo sério estava acontecendo. Pedi à minha equipe que continuasse o tempo de oração e fui verificar a situação.

 

No saguão, vi uma jovem que eu nunca tinha visto antes chorar profundamente no ombro de uma líder feminina de nossa igreja, que a segurava. Então ouvi a história. Naquela manhã, essa mulher perdeu tragicamente o avô. Ele havia tirado a própria vida na casa da família e foi descoberto por sua esposa de coração partido. Toda a família ficou chocada e devastada.

 

Então a jovem me disse: “Não sabíamos o que fazer. Alguém chamou a polícia, mas eu corri aqui para pedir ajuda, porque eu sei que esta é a igreja que ama as pessoas. Todos nesta área sabem disso.” Nós a confortamos, oramos com ela, lhe demos um pouco de chá, e a líder da igreja que ela conheceu ficou com ela enquanto eu liderava o culto. Ela permaneceu na igreja durante todo o culto.

 

Mais tarde, fui à casa da família para confortar a esposa enlutada e sua família e conversar sobre os preparativos para o funeral. Toda a família se reuniu e a casa estava cheia. Então, a mulher que veio à igreja me pediu para compartilhar com sua família o que eu havia dito em minha ‘palestra’ na igreja sobre Jesus. Eu compartilhei a base do sermão daquela manhã o melhor que pude, e senti muito claramente a graça e a paz de Jesus conosco na sala.

 

Essa experiência trágica levou toda a família e a igreja a formar um relacionamento profundo. Eles se tornaram frequentadores regulares. Alguns se tornaram membros. Fiz batismos, dedicatórias, conduzi casamentos e funerais para eles. Jesus estava trabalhando entre eles, e tudo isso aconteceu porque a comunidade que servimos sabia que nossa comunidade da igreja amava as pessoas. Todos na área sabiam disso.

 

Quando penso em obras de misericórdia como um meio de graça, essa história e outras semelhantes me lembram de como realmente é a graça de Deus. Mostrar amor, visitar os doentes, visitar os que estão na prisão, alimentar os famintos e dar generosamente às necessidades dos outros não são apenas as boas obras que o povo de Deus faz porque devemos; elas são os próprios meios pelos quais as pessoas vêem e experimentam a graça de Deus de maneiras tangíveis que podem levar à salvação e transformação.

 

Viver esses meios de graça, além de buscar justiça, se opor à opressão e resistir à discriminação, não se trata apenas de a igreja experimentar o amor de Deus por nós mesmos, mas de carregá-lo, levá-lo para o mundo e compartilhar sua realidade com os outros. João Wesley acreditava que a fé cristã que começa no coração santificado de um crente deve sempre fluir em um transbordamento santo para um mundo que precisa desesperadamente de Jesus; espalhando amor, santidade e misericórdia como um meio visível da graça de Deus e da presença encarnada.

 

Nos últimos quatro anos como diretor regional da Eurásia, testemunhei muitos casos do povo de Deus vivendo os meios de graça em toda a nossa região em locais de guerra, perseguição, discriminação e até mesmo crescente secularismo e ceticismo em relação à igreja. Vi o poder da misericórdia de Deus mudar vidas e comunidades inteiras. Os nazarenos foram a lugares difíceis e até perigosos para servir as pessoas, atendendo às suas necessidades básicas, como comida e roupas, além de estender amor, justiça e misericórdia. Através de seu sacrifício, a graça de Deus foi maravilhosamente clara e a transformação que esses atos de bondade trazem foi maravilhosamente real. O evangelho foi pregado em palavras e ações, e a graça de Jesus foi derramada sobre muitos.

 

Portanto, quando pensamos no que significa ser pessoas que mostram misericórdia e que manifestam graça, oro para que sempre sejamos identificados como a igreja que ama as pessoas... e todos sabem disso.

 

Jim Ritchie é diretor de Missões Globais.

 

 

Public