VIAGEM NA EURÁSIA

TOUR EN EURASIA

Christi e eu tivemos o privilégio de ministrar na Eurásia em outubro de 2021. Deixamos a nossa casa em Oklahoma City no domingo, 24 de outubro, chegando em Zurique às 4:45 da tarde do próximo dia. Jim Ritchie, o nosso diretor regional da Eurásia, e sua esposa Maggie, nos encontraram ali. Considerando que todas as nossas interações prévias com eles tinham sido através do Zoom, essa foi a primeira vez que nos encontramos pessoalmente. Mesmo assim, sentimos uma calorosa conexão familiar com eles e agradecemos a Deus por seus dons e vidas consagradas.

Imediatamente, nós fomos para a área de teste de COVID-19 do aeroporto para fazer o nosso teste de PCR para a nossa próxima viagem para a Jordânia. Todos os quatro testes deram negativo. Dirigimos para Busingen, onde demos entrada no nosso hotel e relaxamos ao partilharmos do jantar com os Ritchies. Verne Ward, diretor de Missões Global, e sua esposa, Natalie, se uniram a nós.

Passamos o dia seguinte em Busingen e desfrutamos de um almoço para “conhecer uns aos outros” com a equipe do escritório regional, um grupo unificado de homens e mulheres. Fiquei impressionado com sua hospitalidade e serviço alegre. Após nosso almoço, passamos um tempo com os Ritchies, revisando nossa agenda de viagens.

Na manhã seguinte, nós e os Ritchies partimos para o aeroporto às 6:30 da manhã. Deixamos Zurique às 9:45 da manhã e chegamos em Amman, Jordânia (via Viena), às 11:00 da manhã. Ali tivemos que apresentar os nossos testes negativos de COVID-19. Os vistos jordanianos foram adquiridos na nossa chegada. Khalil Halaseah, coordenador de estratégia de área da Área Leste do Mediterrâneo, e sua esposa, Randa, nos saudaram ali. Demos entrada no Le Royal Hotel em Amman, e depois nós seis desfrutamos do jantar e da comunhão num restaurante local.

Passamos o dia seguinte passeando com os Ritchies e os Halasehs em Petra—uma magnífica maravilha do mundo antigo cheia de rica história do Oriente Médio.

Na sexta pela manhã, os Halasehs nos buscaram no hotel às 9:45 da manhã para nos levarem para a Assembleia do Distrito da Jordânia na Igreja do Nazareno de Ashrafieh. As instalações da igreja são extremamente bem feitas com vários apartamentos bons para visitantes. O superintendente distrital é o Rev. Waleed Madanat. Depois de seu relatório envolvente, a Assembleia foi concluída por volta de meio dia. O culto centenário para a Igreja do Nazareno no Oriente Médio aconteceu naquela noite. O culto aconteceu no santurário recém construído e concluiu-se com um culto de ordenação no qual Shadi Bader da Jordânia foi ordenado. Eu preguei sobre Mateus 11: “As Portas do Inferno”. Vários pastores da área estavam presentes, incluindo os que vieram do Iraque, Líbano, Egito e Síria. A multidão era grande, com aproximadamente 600-700 presentes. Os momentos de adoração foram poderosos e ungidos com a presença do Espírito Santo. Eu fiquei impressionado com a fidelidade de Deus nos últimos cem anos. Depois do culto, desfrutamos do jantar com os pastores e missionários no pátio ao ar livre da igreja.

No sábado de manhã, fizemos uma viagem para Madaba para visitar o monte Nebo com os nossos pastores e missionários. O grupo inteiro visitou uma terreno recém adquirido pelo Distrito da Jordânia para acampamentos e retiros de santidade cristã. Dali, há uma linda vista do Mar Morto e, num dia de céu limpo, pode-se olhar através da passagem da montanha para Israel. Voltamos para o hotel para trocar de roupa antes de presidir a Assembleia Distrital da Terra Santa via Zoom. Nos encontramos no apartamento dos Halasehs para a chamada de Zoom. Eu preguei em Filipenses 1:1-2, “Graça e Paz”. O superintendente distrital da Terra Santa, o Rev. Nizar, trouxe um excelente relatório. Durante a assembleia, seis pastores deram relatórios e sete novas licenças distritais foram entregues. Um jantar de pizza veio a seguir e desfrutamos da comunhão e sobremesa no apartamento da filha de Halaseh. Vários líderes nazarenos da Alemanha também estavam presentes.

Eu admirei muito a liderança apostólica de Khalil Halaseh no mundo de fala árabe. A Igreja do Nazareno tem uma rica história no Oriente Médio e, pela graça de Deus, eu creio que há uma grande colheita para o Reino pela frente!

David Busic é um superintendente geral na Igreja do Nazareno.