Ouvidos Bem Abertos

Ouvidos Bem Abertos

“Venham a mim com os ouvidos bem abertos. escutem, e encontrarão vida".

Isaías 55:3a NVT

De acordo com Isaías 55:3a, ouvir a voz do Senhor deve se tornar um estilo de vida sério e imperativo para todos nós. Não podemos nos dar ao luxo de fazer menos do que continuamente vir a Ele com os ouvidos bem abertos, porque nossas almas, que nunca morrem, estão em jogo.

As palavras que Jesus falou sobre o Conselheiro, que viria até nós, devem confortar muito nossas mentes e nos oferecer confiança de que ouvir sua voz é certamente uma parte gloriosa de nossa herança como crentes. Jesus disse: “Mas quando o Pai enviar o Conselheiro como Meu representante – e por Conselheiro quero dizer o Espírito Santo – Ele lhes ensinará tudo e os lembrará de tudo o que eu disse” (João 14:26).  

Vamos também encontrar segurança nas palavras do apóstolo Paulo: “Quem conhece os pensamentos do Senhor? Quem sabe o suficiente para instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16).

Usando essas verdades como contexto, achei útil abraçar três posturas na presença do Senhor: buscar e ouvir, saturar e aprender, render-se e conhecer.

#1: Buscando e ouvindo

Buscar e ouvir deve começar de novo para nós, revivendo nossas vidas de oração e nosso amor pela Palavra de Deus. Certamente, não há maior fundamento para nossas vidas como crentes do que a intimidade com Deus através da oração privada e do aumento do tempo a sós com Deus em sua carta de amor para nós – sua Palavra.

Buscar e ouvir são maneiras maravilhosas de nos aproximarmos dele com os ouvidos bem abertos para ouvir seu coração.

#2: Saturando e Aprendendo

Saturar e aprender são caminhos sagrados que nos garantem encontrar os desejos de Deus para nossas vidas. Se nos saturarmos na maravilha de nosso Senhor, o Espírito Santo vem e nos encontra momento a momento. À medida que permanecemos na presença de Deus, sim, na quietude de seu abraço, o conselho de Deus é dado e o conforto de aprender seus caminhos se torna conhecimento santo para nossas vidas.

Saturar e aprender são caminhos incríveis para chegarmos a ele com os ouvidos bem abertos para encontrar Deus não apenas se dando a conhecer a nós uma e outra vez, mas também seus desejos por nós.

3: Rendendo-se e Conhecendo

Render-se e conhecer lindamente andam juntos quando se trata de querer ouvir o que o Espírito diz sobre conhecer a vontade de Deus e se tornar a vontade de Deus. Ao vivermos totalmente rendidos ao Senhor, conheceremos a vontade do Senhor porque nos tornaremos um com a mente de Cristo. Na verdade, em minha vida descobri que se eu me tornar a vontade de Deus, isto é, se eu me tornar um com ele e seus desejos, a busca pela vontade de Deus acabou. Em que sentido? No sentido de que o que eu quero foi maravilhosamente perdido no que ele quer. Tornar-se sua vontade é tornar-se santo conhecendo-o intimamente. Conhecer o Senhor pessoalmente é conhecer sua voz. Afinal, Jesus disse:“As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (João 10:27).

Render-se e conhecer são expectativas inspiradoras se desejarmos profundamente chegar a ele com os ouvidos bem abertos e gritar de todo o coração: "Deo Volente, o que você quiser!" Agora podemos esperar conhecer e ter a mente de Cristo em todas as coisas, porque nos tornamos a vontade de Deus em tudo.

Adoro orar as Sagradas Escrituras. Esta é a minha oração baseada no Salmo 37:4 – “Aba Pai, eu me deleito em ti. Por favor, dê-me os desejos do meu coração apenas se os desejos do meu coração forem iguais aos desejos do seu coração. Amém.”

Meu filho, Grayson, me ensinou esta oração quando era adolescente: “Senhor, assuma meus pensamentos para que eu não tenha que me preocupar com o que estou pensando. Amém”. Sua oração é semelhante à admoestação de Paulo em 2 Coríntios, “ ... levamos cativo todo pensamento para torná-lo obediente a Cristo” (10:5).

O artista contemporâneo John Mandeville escreveu essas palavras em uma canção simples, mas profunda, que muitas vezes canto em oração em voz alta em particular e em público ao longo de minha jornada ordenada por Deus, liderada por Jesus e cheia do Espírito.

"Eu quero o que você quer mais do que eu quero qualquer coisa, sim, eu quero o que você quer para mim!"

E, finalmente, outro hino do meu próprio coração vem das palavras de um hino sagrado tirado de palavras escritas em 1514. O título do antigo hino é "God Be in My Head" ("Deus Esteja na Minha Cabeça") e a fonte para as amadas letras se origina de uma escrita intitulada "The Book of Hours" ("O Livro das Horas").

“Deus esteja na minha cabeça e no meu pensamento.

Deus esteja em meus olhos e em meu olhar.

Deus esteja na minha boca e na minha fala.

Oh, Deus esteja em meu coração e em meu entendimento. Amém”.

Quando as pessoas perguntam: "O Espírito Santo está falando mais?" Minha resposta é sempre: "Bem, Ele não está falando menos".

Oremos e ouçamos, saturemos e aprendamos, rendamo-nos e conheçamos, com os ouvidos bem abertos!

Kerry W. Willis atua como Superintendente Distrital do Distrito de Filadélfia

Public