Uma oração de Jonas De Jonas 2:1-9

Uma oração de Jonas De Jonas 2:1-9

Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti... Jonas 2:7

Meu telefone estava tocando mais cedo do que o normal. Respondi ao número familiar, e a voz do outro lado falou palavras de desespero atormentado: “Pastor, sinto muito que seja tão cedo. Estamos com sérios problemas. Podemos nos encontrar com você imediatamente?"

Havia de fato uma crise acontecendo. Segredos foram expostos. Verdades mantidas escondidas por muitos anos finalmente vieram à tona. Um relacionamento aparentemente saudável estava agora em sério risco. Reputações estavam prestes a ser demolidas. O bem-estar emocional e financeiro de um sistema familiar estava em perigo.

Em vários anos de ministério, esses chamadas não foram incomuns. Sem opções, elas muitas vezes vinham em meu caminho porque a pessoa em crise estava sem opções para resolver seus próprios problemas. Não havia outro lugar para se voltar a não ser para Deus.

Passei a chamar esses momentos de crise de “momentos de Jonas”, e muitas vezes me referi a eles dessa maneira ao me encontrar com pessoas em crise.

A história de Jonas é familiar, mesmo para muitas pessoas que não cresceram ouvindo a Bíblia sendo lida regularmente. O chamado de Deus veio a Jonas. Nenhuma razão na história é dada para o motivo pelo qual Deus escolheu chamar Jonas, ele simplesmente foi a pessoa capturada pela Palavra de Deus. Como é frequentemente o caso, quando a palavra de Deus veio, ela incluiu o mandamento de "Vá!" Jonas deveria subir a Nínive e proclamar-lhes uma mensagem profética de julgamento e destruição iminentes.

No entanto, em vez de subir a Nínive, Jonas escolheu ir a Társis – uma cidade conhecida por sua beleza e luxo. Jonas não apenas desceu a Társis, mas também desceu a Jope e depois desceu às docas para encontrar um navio. E então, uma vez a bordo, ele desceu ao fundo do barco. Deus ordenou que ele "subisse!" Em vez disso, Jonas optou por continuar caindo.

Infelizmente, quanto mais Jonas descia, mais as ondas de caos e pecado subiam. O navio e sua tripulação inocente poderiam ter morrido como consequência da fuga de Jonas do chamado de Deus. No entanto, finalmente, em resposta à desgraça iminente, Jonas desceu mais uma vez, só que desta vez em submissão e não em rebelião. Jonas desceu ao mar.

E o SENHOR providenciou um peixe enorme para engolir Jonas, e Jonas estava no ventre do peixe três dias e três noites (Jonas 1:17).

A oração de Jonas do ventre do peixe (2:1-9) é realmente mais semelhante a um salmo do que uma oração espontânea. É frequentemente categorizado pelos estudiosos como um Salmo de Ação de Graças e é semelhante a outros salmos do Antigo Testamento (Salmos 30, 32, 34, 107, 116). O que é mais comum entre esses salmos de ação de graças é que, embora comecem lamentando a situação em que os salmistas se encontram e muitas vezes confessem as razões pecaminosas pelas quais se encontram em apuros, eles concluem articulando a esperança certa de que Deus ouviu e responderá com graça e libertação. Jonas desceu o mais baixo que pôde, o fundo do mar no ventre de um peixe, mas, mesmo lá, às portas da própria morte, ele sabia que Deus ouvia seu grito.

Acho que o local onde Jonas ora é significativo. Ele está às portas da morte, mas ainda não está morto. Ele não pode ficar no peixe para sempre, mas a barriga do peixe – por mais escura, apertada e rançosa que fosse – ainda era um lugar de graça divina. Era o mais próximo da morte que alguém gostaria de chegar, mas ainda não era a morte. O peixe era um espaço de graça de três dias para Jonas continuar trilhando o caminho para uma morte certa e definida, ou se voltar em desespero para a vida em Deus.

É por isso que muitas vezes me refiro a vários momentos de crise como “momentos de Jonas”. Muitas vezes, esses chamados que vêm do desespero, preocupação e desgosto são os espaços escuros, apertados e desconfortáveis da graça de Deus (que cheiram um pouco a coquetel de camarão parcialmente digerido). Eles meio que parecem a morte, mas ainda não são a morte. Eles são muito próximos. Eles muitas vezes podem ser as lacunas duras e fedorentas da graça que Deus nos dá para que possamos nos voltar para Ele antes que todas as realidades do pecado nos dominem finalmente e completamente.

Deus ouviu os gritos de Jonas do fundo do mar. Deus ouviu os clamores de Israel mantidos em cativeiro no Egito. Deus ouviu os gritos dos judeus no exílio na Babilônia. E Deus ainda ouve nossos clamores, mesmo quando eles vêm de lugares escuros e desesperados feitos por nós. E aquele que nos chamou ainda nos ouve, e é capaz de redimir e terminar a sua obra em nós.

T. Scott Daniels é superintendente geral da Igreja do Nazareno.

Public