Uma oração de Daniel De Daniel 9:1-19

Uma oração de Daniel De Daniel 9:1-19

Culpa - uma loucura tão antiga quanto o próprio Éden. Deus deu instruções a seus primeiros filhos para ajudá-los a viver bem, mas eles escolheram seu próprio caminho. Confrontado com as consequências, Adão disse: "A mulher que tu me deste – ela me deu e eu comi..." Mesmo antes de culpar Eva por compartilhar o fruto, Adão culpou Deus por colocá-la no jardim! E então a própria Eva disse: "A serpente me enganou." Eva culpou a serpente.

Quando as coisas dão errado, há uma forte tentação de culpar alguém além de nós mesmos. Lembro-me de um incidente de desobediência que levou a consequências significativas para mim e para minha irmã. Quando nossos pais nos pegaram, minha irmã imediatamente me responsabilizou. Claro, ela se lembra do contrário! E não é assim em situações emocionalmente carregadas? Agarrando-nos à nossa ilusão de justiça pessoal, estamos convencidos da injustiça de outra pessoa. Justo ou iníquo. Santo ou mau. Há apenas um lado bom, e todos nós queremos estar nele.

Depois do Jardim, Deus continuou dando instruções claras à sua família para que pudessem viver bem juntos. Eles deveriam assumir a responsabilidade pelo bem-estar um do outro por meio de atos amorosos de bondade. Ao prover aqueles que eram pobres e proteger aqueles que eram vulneráveis: crianças, idosos e estranhos, o povo de Deus revelaria o caráter de Deus às nações vizinhas. Se eles pudessem seguir a Deus, o mundo veria que YHWH, o Deus de Israel, era compassivo, gracioso e abundante em amor. Mas o padrão de escolher a coisa errada estabelecido no Éden estava impresso em todo coração humano.

O povo de Deus escolheu falhar. Não apenas uma vez - eles escolheram sua própria agenda de novo e de novo. A rebelião muitas vezes se transformava em arrependimento e Deus respondeu fielmente com a restauração repetidas vezes. Continuou até que Deus permitiu que as consequências da desobediência finalmente chegassem. Israel estava dividido, enfraquecido e muitos foram exilados. Pior ainda, Jerusalém, a Cidade de Deus, o lugar da Presença de Deus, foi destruída.

Daniel ouviu a triste notícia do lugar de seu próprio exílio. O que aconteceu em sua Jerusalém certamente não foi culpa de Daniel - ele não tinha culpa. Durante os últimos dias de Jerusalém, ele nem estava presente na cidade. Por 20 anos ele viveu na Babilônia e permaneceu fiel a Deus com grande risco pessoal. Daniel 9:1-19 nos mostra que sua resposta à notícia foi tudo menos um ato de culpar alguém, foi uma oração de arrependimento. Por que Daniel se arrependeria de algo que aconteceu quando ele nem estava por perto? Em vez de apontar o dedo, Daniel compartilhou a culpa e humildemente se colocou firmemente no centro do “nós” .

  • Nós temos pecado e somos culpados (v. 5)
  • Nós temos sido ímpios e rebeldes (v. 5)
  • Nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis. (v. 5)
  • Hoje nós estamos envergonhados (vv. 7-8)
  • Nós não te demos ouvidos, Senhor, nosso Deus, nem obedecemos às leis que nos deste por meio dos teus servos, os profetas.
  • ... não temos buscado o favor do Senhor, do nosso Deus, afastando-nos de nossas maldades e obedecendo à tua verdade (v. 13)

Além de si mesmo,  Daniel incluiu seus reis, seus príncipes, seus antepassados, o povo da terra (v. 6) e todo o Israel (v. 11). O grande “nós” de Daniel engloba ricos e pobres, privilegiados e oprimidos, e gerações passadas e presentes.

A destruição de Jerusalém foi um desastre nacional, e Daniel se arrependeu em nome de toda a nação.

A oração de Daniel está me ensinando que há algo que posso fazer quando eventos nacionais (e globais) causam grande dano a muitos, mas parecem além do alcance da minha influência. Posso falar com Deus sem culpar quem considero culpado, pedindo a Deus que os mude. Posso fazer mais do que reconhecer a dor das vítimas com pequenas orações como: “Envie seu espírito de paz para confortá-las. Amém.” É legal. Legal na maneira distante como apresentadores e políticos olham para a câmera e dizem "Nossos pensamentos e orações estão com você". Em vez disso, posso escolher humildemente ficar ao lado de vítimas e agressores como apenas mais um ser humano criado se arrependendo diante de um Deus misericordioso, em nome de todos nós.

"Mas a culpa não foi minha!" Nem a queda de Jerusalém foi culpa de Daniel.

Nem foi culpa de Jesus. Mas sobre ele foi colocada a iniquidade de todos nós.

Sou desafiada, como alguém que leva o nome de Cristo, a me submeter humildemente ao modelo de Daniel em minha própria oração. As orações de arrependimento reformam meu coração para ser menos como os culpados do primeiro Éden e mais como Jesus, o Rei de agora e do futuro, do Éden eterno.

Julie O'Hara é diretora do programa The Preaching Collaborative para a região EUA/Canadá.

Public